logo cbbx 2012

2012 já era, as etapas realizadas no decorrer do ano foram sucessos, o que comprova a grande participação das equipes e pilotos. Aos que participaram nossos agradecimentos principamente as cidades sedes que demonstrarm como se faz o verdadeiro bicicross.

Veja os resultados por Equipe

Veja os Resultados da 13ª e 14ª Etapa

Veja o Ranking Final com Descartes

Veja o Ranking Final Total com Descartes

CAMPEONATO BRASILEIRO DE BICICROSS 2016

 

SEÇÃO I : REGRAS GERAIS DA COMPETIÇÃO -

 

A. CALENDÁRIO

Para o ano de 2016 serão realizadas 3 etapas Nacionais.

Todas as etapas serão denominadas Campeonato Brasileiro de Bicicross. Para apurar o Campeão Brasileiro de Bicicross, será o somatório da pontuação dos 3 melhores resultados das  3 Etapas Nacionais.

 

A organização local deverá designar um Diretor de Prova que ficará a disposição da Diretoria da CBBx para auxiliar na organização.

 

 

CALENDÁRIO DAS ETAPAS NACIONAIS

Data

Evento

Local

11 e 12 de março

1 Etapa do Campeonato Brasileiro

Goiania/GO

11 e 12 de junho

2 Etapa do Campeonato Brasileiro

Feira de Santana/BA

05 e 06 de novembro

3 Etapa do Campeonato Brasileiro

São Paulo (cidade a definir)

 

B. PONTUAÇÃO

   O Campeão Brasileiro de 2016 será apurado pelo somatório da pontuação das 3 (tres) melhores pontuações das 3 (três) etapas programadas. Para ter direito a premiação do campeonato e reconhecimento do titulo o piloto deve participar de 51% das provas. Caso no final do campeonato, haja empate de ponto entre os pilotos, o critério para o desempate será o maior número de Primeiros lugares nas etapas, persistindo o empate será vencedor o piloto qu tiver conseguido o maior numero de Segundos lugares, e assim sucessivamente até a 8 posição. A pontuação para os pilotos será:

 

 

Pontuação

20

18

16

14

13

12

11

10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

C. PREMIAÇÃO

    A premiação de cada etapa será de responsabilidade de cada estado sede. Serão premiados com troféus os 8 (oito) primeiros colocados em cada etapa. Caso aconteça empate entre dois ou mais pilotos na etapa, o critério de desempate será o maior número de 1ºs lugares na etapa, se persistir, o maior número de 2ºs lugares na etapa, 3ºs e assim até o 8º lugar. Caso continue empatado o critério de desempate será a colocação no Ranking Nacional do ano de 2015, das etapas já realizadas, se persistir o empate o desempate será pela pontuação final do Campeonato Brasileiro de 2014. Para a etapa inicial o critério de desempate será o ranking final do ano de 2015. Se continuar o empate será realizado sorteio.  A premiação do Campeonato é de responsabilidade da organização sede e serão troféus para os 8  (oito) melhores colocados em cada categoria, a premiação do Estado Campeão, Clube Campeão e Equipe Patrocinada Campeã será troféus para as 3 (três) melhores em cada categoria, sob a responsabilidade da Federação sede da etapa. Só terão direito a premiação final do campeonato os pilotos e equipes que participaram de no mínimo 51% das etapas. Os pilotos que não comparecerem na última etapa não receberão a premiação do Campeonato. O critério de desempate também é estendido a pontuação por Estado, Equipe e Clube.

SEÇÃO II : REGRAS GERAIS DA COMPETIÇÃO

    1. O competidor deve ser membro de uma entidade filiada, (federação, Associação ou liga).  Sua filiação deverá ser feita no estado de sua residência. Nos Estados que não tenham uma entidade filiada, poderão participar pilotos como AVULSOS. Para participar do Campeonato Brasileiro é obrigatório se Confederar o que lhe dará direito a uma carteira de identificação como piloto filiado.

   

    2. O corredor ou piloto deve ter em mãos uma licença de piloto da CBBX, quer seja de uma entidade filiada ou AVULSA. Para poder disputar qualquer prova oficial, quer Estadual ou Nacional, é obrigatório apresentar a licença da CBBX.

   

    3. Todas as federações devem ter uma cópia destas regras e estar ligado a elas.

   

    4. Todos os pilotos devem obedecer estas regras e seguir todas as instruções dadas a eles pelo diretor da prova e juiz da CBBX. Eles devem sempre se conduzir de tal modo a refletir os ideais de bons esportistas e nunca se tratarem ou tratar o esporte BMX dentro do desrespeito.

 

    5. A determinação da categoria dos pilotos é feita a partir de sua idade no dia 31 de dezembro de 2016.

 

    6. As categorias de competições da CBBx serão as seguintes:

        a. CATEGORIAS POR IDADE (ARO 20)

            Masculino (Expert) – Pré Bike (2 a 5 anos), até 6 anos, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15,

                                             16, 17/24, 25/29, Man 30+ anos, Man 40 + anos,

 

            Elite Máster(30+ anos), Elite Open.

 

            Feminino - até 6 anos, 7/8, 9/10, 11/12, 13/14, 15/16, Elite Woman Open.

            

        b. CRUISER (ARO 24)  Até 16, 17/24, 25/29, 30/34, 35/39, 40/44, 45/49 e 50+ anos

 

    7. Uma categoria será constituída se tiver no mínimo 3 (três) pilotos inscritos. Se menos de 3 (três) pilotos se inscreverem para uma categoria esta será  combinada com a categoria imediatamente acima em idade, exceto as categorias cruiser elite ou superior, que descem para a categoria imediatamente inferior . Será dada garantia as categorias iniciais e finais, a competirem com menos de 3 (três) pilotos, se no transcorrer da competição essa categoria já  foi formada. Se o número necessário de pilotos para formar uma categoria estiver presente no dia da corrida, mas se um ou mais pilotos não poderem competir devido à doença ou prejuízo, a categoria, todavia está  assegurada. Quando houver agrupamento de categorias a premiação e a pontuação deverá ser realizada como categorias distintas. Caso no agrupamento tenha classificatória e os pilotos da categoria inferior não lograr classificação será pontuado e premiado pela ordem de melhor classificação, obedecendo ao mesmo critério conforme item C - PREMIAÇÃO desse regulamento.

 

    8. A licença nacional dos corredores é pessoal e intransferível. Para poder participar de qualquer competição oficial,  o competidor deve ter seu registro, sua licença nacional.

 

 

   9. Treinamentos: Treinamentos oficiais ocorrerão nas sextas feiras à tarde, sábado de manhã e tarde, e domingo de manhã, terá a organização da CBBx. Tempos separados serão designados por categoria agrupando por  idade e/ou  tamanho, de tal modo que cada piloto complete pelo menos 4 voltas incluindo treinamentos de largada. Enfermeiros e corpo de oficiais deverão estar presente. Todos os pilotos cumprirão qualquer instrução dada a eles pelos oficiais durante os treinamentos.

 

   10. Conferência de pilotos: Depois do treinamento estar concluído o juiz chefe poderá solicitar uma conferência de pilotos na qual estarão presentes todos os pilotos e chefes de equipe. Esse encontro informará aos pilotos e chefes de equipe sobre qualquer regulamentação suplementar que foi tomada durante a conferência decorrida e dará  a eles todas as instruções em vigor a partir da conferência.

 

   11. Dependendo do número de pilotos inscritos para cada grupo ou categoria, o evento será organizado da seguinte maneira:

       a. 1 a 8 pilotos - 3 baterias

       b. 9 a 16 pilotos - 3 baterias exceto a final

       c. 17 a 32 pilotos - 3 baterias exceto final e semifinal

       d. 33 a 64 pilotos - 3 baterias exc. 4ª , semifinal, final

       e. 65 mais pilotos - 3 baterias exc. 8ª , 4ª , semi e final

 

   12. Escore

       a. Para todas as baterias de qualificação o escore será  o seguinte:

          1º  piloto a cruzar a linha : 1 ponto

          2º  piloto a cruzar a linha : 2 pontos

          E assim por diante até  o oitavo piloto a cruzar a linha que receberá 8 pontos. Os pilotos com menor número de pontos estarão qualificados para o próximo estágio de competição. Nas 8ª, 4ª e semifinais os primeiros quatro pilotos a cruzarem a linha estarão qualificados para o próximo estágio da competição.

       b. Um piloto deve competir em todas as baterias de classificação para poder classificar-se para outra fase da competição.

       c. Um piloto que não correr em uma bateria classificatória será considerado (DNS) desistente e receberá a pontuação do maior numero de inscritos na bateria, acrescido de 2 pontos na primeira ausência, na segunda ausência será somado 4 pontos.

       d. Um piloto que não correr em uma bateria final direta será considerado (DNS) desistente e receberá a pontuação da última colocação, acrescido de 2 pontos sena bateria for final direto..

       e. Um piloto que não completar a volta será considerado (DNF) não finalizou e receberá o número máximo de pontos para essa bateria. 

       f. Se 2 (dois) ou mais pilotos acabarem uma fase  com o mesmo número de pontos e essa fase não for a Final, vencerá aquele que tiver a melhor colocação na última bateria.

 

   13 Posições de Largada

       a. As posições de largada para as baterias serão determinadas pelo uso de uma fórmula detalhada do Apêndice 2 desse regulamento e expostas em todas as baterias.

       b. As posições de largada para as oitavas, quartas e semifinais serão determinadas aleatoriamente pelo computador.

       c. Todos os pilotos devem largar em suas posições definidas.

 

       Penalidade para mudança de posição na largada - Desclassificação.

 

   14. As súmulas de competição e ordem das corridas devem  estar expostos no quadro de informações situado na área da competição, e é de responsabilidade do piloto ter conhecimento da divulgação da súmula e ter conhecimento do número da corrida, ordem de largada e numeração das raias de largada.

 

   15. Mostradas as baterias,será  feita a chamada dos pilotos.

 

   16. É responsabilidade dos pilotos estarem na área de pré-estágio ou na largada quando seu nome for chamado.

  

   17. a.A área de pré-estágio será estabelecida pelo organizador da corrida, consistindo de 10 linhas as quais serão numeradas de 0 a 9.

         b.Os pilotos devem aguardar na linha numerada correta e seguir todas as instruções dadas pelos oficiais de pré-estágio.

 

 

   20. Se um  piloto cair ou for forçado a parar durante a bateria sua primeira

 

   21. Qualquer piloto que deixar o curso durante a bateria, em qualquer situação, deve reentrar no ponto mais próximo.Ele não pode atrapalhar nenhum outro piloto ou cortar a pista obtendo alguma vantagem. Se o curso for cortado e alguma vantagem for obtida, o piloto será penalizado pelo juiz chefe.

 

   22. Reconhecidamente o BMX um esporte de contato, mas um  chute  ou empurrão com as  mãos ou com os pés acarretará em penalidade, pelo juiz chefe.

   

   23. A interferência de pais ou chefes de equipes resultará em penalidade para o piloto ou equipe envolvida.

 

   24. O uso de obscenidades ou linguagem inadequada é proibido. Pessoas que fizerem uso dessas ações serão penalizadas  pelo  diretor  de corrida ou juiz chefe.

    

   25. O piloto líder ou o piloto que tiver pelo menos uma roda de vantagem sobre os demais terá direito de escolher o melhor traçado nas retas e nas curvas.No fim da reta de largada o piloto líder não poderá deliberadamente obstruir outros pilotos. A penalidade para esta infração será decidida pelo juiz chefe.

 

   26. Jogo de Equipe ou ajuda de outros pilotos para melhoria da posição de chegada é  proibido. Essas ofensas serão punida de  acordo com a observação do juiz chefe.

 

   27. Se a corrida for interrompida sem que o circuito tenha sido completado, os pilotos devem retornar a largada imediatamente e esperar por instruções oficiais.

 

   28. Somente pilotos inscritos na competição poderão andar ou treinar na pista durante os dias de competição.

 

   29. O juiz chefe é  a autoridade máxima em qualquer competição e tem o direito de expulsar qualquer piloto, pai ou espectador da pista que tenha violado as leis e regulamentos.

 

   30. Exceto nas categoria Elite Open e Elite Master, nenhum piloto poderá  receber recompensa financeira para competir.

 

   31.  A repetição de uma largada será sinalizada por bandeiras ou por outro artifício.

          A bateria só será repetida se, na opinião do juiz chefe, a corrida sofrer interferência externa de qualquer  natureza (espectador, animal ou algum agente externo).

        Também voltará a bateria, a critério do juiz chefe, se um piloto, pertencente à bateria, interferir diretamente sobre o resultado final, quando esse já se encontra fora da disputa de posições.

 

SEÇÃO III: INFRAÇÕES ESPECÍFICAS E PENALIDADES

    1. Competidores que cometem uma ou mais infrações as regras deste regimento poderão ser penalizados pelos seguintes processos.

    a) NOTIFICAÇÃO OFICIAL -  Um piloto que recebe mais de que uma notificação o oficial no mesmo dia de competição estará automaticamente desclassificado do evento em questão.

    b) COLOCADO EM ÚLTIMO LUGAR NA BATERIA -  outros pilotos sobem uma posição.

    c) DESCLASSIFICAÇÃO. Não marcará pontos. Não passará de fase se tiver se classificado.    

    d) Se somente dois (2) pilotos foram envolvidos no acidente - Reversão das colocações.

    e) A licença nacional, ou carteirinha para poder competir é um privilégio que pode ser retirado por um período específico de tempo pelo corpo de Diretores da CBBx.

  

    2. As seguintes ofensas serão penalizadas por suspensão da competição por um período a ser decidido pelo corpo de TRIBUNAL ESPECIAL.

    a)Competindo com um nome falso.

    b) Falsificação de inscrição ou permissão relativa à idade ou categoria ou tentar de qualquer outro modo obter alguma vantagem em qualquer competição.

    c) Correndo e apoiando em qualquer corrida ou competição a algum resultado  predisposto.

    d) Dando, oferecendo ou recebendo direta ou indiretamente algum tipo de suborno, de ou para alguma pessoa, corredor, oficial ou espectador envolvido na apresentação de uma competição de BMX.

    E) Insinuando em alguma prática desleal, mau comportamento ou ação em detrimento do esporte BMX com relação especifica ou não a   competição.

 

   3. É aceito que o chefe de equipe é responsável pelo bom comportamento e conduta de uma equipe. Os pilotos serão responsáveis pela conduta dos pais, chefes de equipe e qualquer outra pessoa de sua equipe numa competição ou evento de BMX. Qualquer má conduta de qualquer uma destas pessoas notadas pelo juiz de corrida, observador da CBBx ou diretor de corrida resultará na desclassificação ou suspensão da competição bem como a remoção dos infratores da área da pista.

 

    4. Qualquer piloto que esteja suspenso por um membro filiado, associação ou liga não terá sua inscrição aceita em qualquer evento CBBx., antes que a suspensão se complete ou acabe por meio de recurso.

 

SEÇÃO IV : PROTESTOS/RECURSOS

 A) 1. Qualquer competidor, através de seu Delegado, em qualquer evento CBBx pode fazer um protesto ao juiz em qualquer um dos assuntos abaixo:

a. Classificação de um piloto.

b. Incidentes ou irregularidade durante a competição.

Pilotos que pretendam protestar sobre qualquer incidente deve manifestar sua intenção de protesto levantando a mão ao  cruzar a linha de chegada. Imediatamente seu Delegado ou chefe de equipe irá de encontro ao piloto para ouvir sua reclamação, e encaminhará  a reclamação ao juiz chefe. O juiz investigará a reclamação, consultando outros oficiais de pista e tomará a decisão adequada.

 

     2. Após o parecer do juiz chefe ou depois que a próxima bateria de sua categoria largar, um protesto só poderá ser feito por escrito, e deverá ser entregue ao juiz chefe. Esse protesto deverá  ser acompanhado da taxa de protesto de corrida. O juiz chefe analisará juntamente com os auxiliares e tomará a decisão sobre o protesto no fim das baterias. O juiz chefe poderá  permitir  que   um piloto ou uma bicicleta corra sob protesto, mas a premiação só será entregue ao piloto após o julgamento do protesto.

 

    3. O juiz chefe poderá  penalizar ou desclassificar qualquer piloto como resultado de um recurso ou protesto.

 

    4. Qualquer desqualificação pode ser estendida para cobrir todo o encontro.

 

    6. Somente o chefe de  equipe poderá aproximar do juiz com qualquer protesto escrito.

 

    6. Os pais de pilotos com menos de 7 anos poderá auxiliar o piloto a encaminhar a reclamação a seu Delegado ou chefe de equipe, ou escrever o protesto para o chefe de equipe desde que a conduta dos pais esteja de acordo com as regras e regulamentos da CBBx.

 

   6.1. Recursos podem ser feitos contra decisões do juiz da corrida, diretor de corrida ou qualquer outro oficial.

   6.2. Não existe recurso contra decisões baseados em julgamento de violação das regras durante a corrida.

   6.3. Todos os recursos deverão ser dirigidos ao juiz chefe, que encaminhará  aos membros do tribunal de apelação acompanhado da taxa de protesto.

   6.4. O Tribunal de apelação conferirá  junto aos juizes de corrida, diretor de corrida, e outros oficiais.A decisão será, se a apelação obter sucesso o dinheiro será devolvido, caso contrário o dinheiro será  arrecadado pelo tesoureiro da CBBx.

   6.5. Um recurso final pode ser feito ao TRIBUNAL ESPECIAL OU AO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, o recurso deve ser feito por escrito em 3 (três) vias e acompanhado da taxa de protesto, a decisão será anunciada após análise do Tribunal conforme convocatória com direito a defesa, com comunicação às partes envolvidas. O valor da taxa independente do resultado não será devolvido.

   6.6. A decisão STJD é decisão final de qualquer recurso.

   6.7 A decisão do TRIBUNAL ESPECIAL, pode sofrer apelação ao STJD.

   6.8. Qualquer piloto suspenso que não tenha sido desclassificado pelas regras pode reingressar na competição se assim decidir o corpo de diretores.

    6.9. Podem ser feitos recursos contra decisões do juiz de corrida, diretor de corrida e qualquer outro oficial.    

   6.10. Um piloto poderá ser penalizado durante o Campeonato Brasileiro e terá direito a um recu

rso.

 


2. A BICICLETA

    a. O tamanho das rodas para a competição nas categorias standard será o aro 20, na categoria cruiser serão entre 22 1/2 a 26.    

    b. Bicicletas da categoria cruiser não podem ser usadas em outras categorias.

 

SEÇÃO V : CATEGORIA ELITE OPNE e ELITE MASTER

 A fim de padronizar as categorias Elite Máster, Elite Open terão prêmio em dinheiro, e obedecerão o rateio conforme percentuais abaixo. A bolsa a ser distribuída para a categoria Elite Open, será o valor total das inscrições da categoria (R$ 150,00 por piloto) acrescido do valor correspondente a R$ 10,00 reais por inscrição das outras categorias com exceção das categorias Elite Máster, cujo valor total das inscrições dessas categorias será rateada entre os 3 (três  melhores colocados na etapa, obedecendo ao percentual desse regulamento. O rateio do valor do prêmio obedecerá ao seguinte critério:

               1º  colocado 50%

               2º  colocado 30%

               3º  colocado 20%


SEÇÃO VI : ARBITRAGEM

        Para que as providências e indicações de arbitragem sejam feitas com antecedência, o quadro de arbitragem será:

-          1 árbitro geral indicado pela CBBx

-          1 auxiliar árbitro geral indicado pela Federação Sede

-          1 árbitro de largada indicado pela Federação Sede

-          1 á árbitro de chegada indicado pela Federação Sede

-          5 comissários de chegada 3 pela CBBx e 2 locais

-          3 comissários de pista indicado pela Federação Sede

-          1 secretário indicado pela Federação sede

-          1 narrador indicado pela Federação sede

-          1 comissário de chamada indicado pela Federação sede

-          1 conferente de largada indicado pela Federação sede

-          1 largador indicado pela Federação sede

-          1 Diretor da Prova indicado pela Federação sede

 

A localidade sede se responsabilizará pelo lanche e água aos árbitros durante a competição sem ônus a Confederação ou Federação.

 

SEÇÃO VII: ALOJAMENTOS

        As sedes das etapas  poderão oferecer alojamentos para os Estados visitantes, e o Estado solicitante fica responsável pelas instalações ofertadas e deverão entregar nas mesmas condições em que receberam. Essa oferta é opcional e deve ser tratada diretamente entre o estado sede e o estado solicitante de alojamento.

 

SEÇÃO VIII : TAXAS E ANUIDADES NACIONAIS

 

1 ANUIDADE FEDERAÇÃO............................... R$ 400,00

 

2 LICENÇA PILOTO (Opcional).......................... R$   50,00

                                                                             

 

3 INSCRIÇÃO PILOTO                                CONFEDERADOS          NÃO CONFEDERADOS

Expert/Damas............................................R$   60,00                  R$   75,00      

Elite Máster............................................. .R$  100,00                              R$ 115,00

Elite Open .................................................R$ 150,00                              R$ 150,00

 

 

4 INSCRIÇÃO EQUIPE CAMPEONATO.............R$ 200,00.

5 INSCRIÇÃO CLUBE CAMPEONATO...............R$ 150,00.

6 INSCRIÇÃO ESTADO CAMPEONATO............R$ 100,00

 

7 RECURSOS TRIBUNAL APELAÇÃO...............R$ 100,00.

                        TRIBUNAL ESPECIAL.................R$ 150,00

                        SUPREMO TRIBUNAL.................R$ 200,00.

 

8 PARTICIPAÇÃO NAS PROVAS - Do valor total das inscrições, subtraindo o valor referente às inscrições das Categorias Elites, CONFEDERAÇÃO ficará com 50%. Para os inscritos não Confederados o valor de R$ 15,00 fica com a CBBx.

 


SEÇÃO IX : INSCRIÇÕES DE PILOTOS, ESTADOS, CLUBES E EQUIPES

 

1. INSCRIÇÃO DE PILOTOS

A inscrição dos pilotos deverá ser realizada pela Federação a qual o piloto esteja filiado. Serão realizadas até a 4ª feira as 21:00 Hs anterior a etapa do final de semana, envindo e-mail contendo numero do registro, nome completo, data de nascimento, categoria e se for nova inscrição informar a placa, Não serão aceitas inscrições individuais. Passado esse prazo, a CBBx receberá inscrições das Federações por e-mail ou por escrito com uma multa de 50% de acréscimo sobre o valor da inscrição vigente conforme Seção IV item 3.

 

2. Inscrição de ESTADOS, CLUBES E EQUIPES

 

Cada equipe (Estado, Clube ou Equipe patrocinada) deve seguir as seguintes regras e regulamentos:

 

       2.1. Cada unidade da federação apontará um chefe de equipe e um delegado que se responsabilizará  pelo registro e inscrição dos pilotos e equipes de seu Estado. Após a publicação das planilhas, 4 pilotos diferentes serão escolhidos que marcarão pontos para  a equipe. Considera-se equipe um conjunto de 4 pilotos quer para a competição de Estados, Clubes e/ou Equipe Patrocinada. Para o ano de 2016 as equipes e clubes que participarão da competição deverão inscrever os integrantes de sua equipe/clube antecipadamente em formulário próprio, cedido pela CBBx e na indicação de pilotos para pontuar somente poderão participar se estiverem devidamente registrados. Não será permitida a transferência de pilotos entre equipes e entre clubes. Após a 1º etapa, as equipes/clubes podem acrescentar pilotos, informando em formulário padrão, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 30,00 por piloto. Um mesmo piloto pode pontuar para a equipe do Estado, Clube e  Equipe Patrocinada.

      2.2. Os chefes de Equipes, Clubes poderão participar do congresso técnico de cada etapa. Mas somente o delegado de cada Estado tem direito a voto. Nada impede que o voto seja acordado entre os chefes de equipes e o delegado de seu estado.

 

     2.3. Somente três equipes podem ser inscritas por Unidade da Federação ou corporação,  entretanto, somente 1 (uma) tem a inscrição gratuita às outras deverão pagar a inscrição. Somente a equipe que conseguir maior escore marcará os pontos.

 

    2.4. Nenhuma equipe terá mais que 2 pilotos Cruiser ou 2 pilotos Feminino. É obrigatório ter em cada equipe, quer do estado, clube ou de marca a inscrição de uma atleta feminina. Só poderão inscrever pilotos cuja categoria tenha mais que 3 inscritos. No agrupamento não pode ser inscrito.

 

    2.5. Cada membro da equipe receberá pontos por cada 3 baterias da fase classificatória e da fase final. Caso na categoria tenha menos de 8 inscritos, será computado as 3 largadas classificatórias conforma a soma da pontuação.

 

 

2.6. Os pontos são os seguintes:

              1º  Lugar  20 pontos           5º  Lugar  12 pontos

              2º  Lugar  18 pontos           6º  Lugar  10 pontos

              3º  Lugar  16 pontos           7º  Lugar   8 pontos

              4º  Lugar  14 pontos           8º  Lugar   6 pontos

    


 

     2.7. Em um empate entre equipes, os resultados serão assim decididos:

        a. Maior número de pontos ganhos na ultima etapa

        b. Maior número de vitórias na última etapa

        c. Decide por sorteio - Cara ou Coroa.

 

      2.8. Todos os pontos ganhos pelos membros da equipe devem ser remetidos ao escritório para verificação do escore imediatamente após a competição. Estes resultados estão sujeitos a protestos.

 

   2.9. Para o ano de 2016 a competição por Estado, Clube e Equipe será computado todas as 3 etapas, sem direito a descarte.

 

APÊNDICE 1

 

CATEGORIA PRÉ BIKE

 

Regras e Qualificações para Competição 

 

Regras e Exigências 

Parentes/Responsável do atleta  tem que assinar a ficha de filiação

Anuidade é grátis com inscrição de R$ 50,00.

Parentes/Responsável tem que provar a idade através de documento oficial 

O atleta deve andar de bicicleta na pista sozinho sem auxílio de terceiros 

O atleta tem que completar o curso da pista designado pelos organizadores sem auxílio.

 Exceção: O atleta pode ser ajudado no obstáculo de largada da categoria.  

Só é permitido um adulto por criança no obstáculo de largada.

A largada será na reta final incluindo os obstáculos existentes.

Há quatro (4) categorias por idade (2,3,4,5) anos de idade, o ano de nascimento  determinará a idade  

 

Equipamento para Competição 

A bicicleta não pode ter pedais e nem freios 

12 é o tamanho máximo do diâmetro do pneu 

Capacete corretamente provido conforme padrões de segurança que o capacete requer..  

Calças longas ou shorts/bermudas com protetores de joelhos e canela.      

Camisa de manga longa ou se de mangas curtas com protetores de cotovelo 

Sapatos ou tenis fechados, não podendoficar descoberto os dedos dos pés. 

Luvas são obrigatórias. 

 

APÊNDICE 2

     As planilhas de corridas para as corridas nacionais obedecerão a seguinte  distribuição:

           Bateria 1    Bateria 2   Bateria 3

                8                 2               3

                7                 6               1

                6                 3               5

                5                 1               7

                4                 8               2

                3                 5               6

                2                 7               4

                1                 4               8

 

 

 

APÊNDICE 3

 

SISTEMÁTICA DE TRANSFERENCIA DE FASES

 

          Quando não  existir mais do que oito piloto numa categoria os pilotos competirão em um único grupo correndo três vezes e recebendo pontos de acordo com as regras. Quando mais de oito pilotos estiverem inscritos por categoria, então deverão ser colocados em mais grupos de não mais de oito pilotos.

 

9-16 Inscritos(2 Grupos)

Os pilotos serão transferidos de acordo com a posição na planilha e não pela colocação na fase anterior.

Os 4 melhores colocados passarão para a fase final.

 

#RIDERS

GRUPOS

1

2

9

5

4

10

5

5

11

6

5

12

6

6

13

7

6

14

7

7

15

8

7

16

8

8

 


17-19 Inscritos (3 Grupos)

Os pilotos serão transferidos de acordo com a posição na planilha e não pela colocação na fase anterior.

Os 4 melhores colocados passarão para a fase semifinal.

 

#RIDERS

GRUPOS

1

2

3

17

6

6

5

18

6

6

6

19

7

6

6

 

GRUPO   #Pilotos    SEMI 1         SEMI 2

     1            6-7            1st-4th                                

     2            6               1st-2nd         3rd - 4th

     3            5-6                                 1st - 4th

Os 4 melhores colocados em cada semifinal passarão para a final.

 

20-32 Inscritos (4 Grupos)

Os pilotos serão transferidos de acordo com a posição na planilha e não pela colocação na fase anterior.

Os 4 melhores colocados passarão para a fase semifinal.

 

#RIDERS

GRUPOS

1

2

3

4

20

5

5

5

5

21

6

5

5

5

22

6

6

5

5

23

6

6

6

5

24

6

6

6

6

25

7

6

6

6

26

7

7

6

6

27

7

7

7

6

28

7

7

7

7

29

8

7

7

7

30

8

8

7

7

31

8

8

8

7

32

8

8

8

8

 

GRUPO   # Pilotos       SEMI 1     SEMI 2

     1             5-8               1st-4th                     

     2             5-8               1st-4th                

     3             5-8                                1st-4th

     4             5-8                                1st-4th

Os 4 melhores colocados em cada semifinal passarão para a final.

 


33-39 Inscritos (6 Grupos)

Os pilotos serão transferidos de acordo com a posição na planilha e não pela colocação na fase anterior.

Os 4 melhores colocados passarão para a fase quartas de final.

 

#RIDERS

GRUPOS

1

2

3

4

5

6

33

6

6

6

5

5

5

34

6

6

6

6

5

5

35

6

6

6

6

6

5

36

6

6

6

6

6

6

37

7

6

6

6

6

6

38

7

7

6

6

6

6

39

7

7

7

6

6

6

 

GRUPO   #Pilotos    QTR1           QTR2       QTR3         QTR4

    1            6-7           1st-4th                                                

    2           6-7          1st-2rd  3rd-4th                                    

    3            6-7                                 1st-4th                                      

    4            5-6                                                  1st-4nd                            

    5            5-6                                                  1st-2th        3rd-4th

    6           5-6                                                              1st-4nd         

 

Os 4 melhores colocados em cada grupo das quartas de final passarão para a fase semi-final

 

QTR   #Pilotos        SEMI 1           SEMI 2

   1           6                1st-4th                                   

   2           6                1st-4th                        

   3           6                                       1st-4th

   4            6                                        1rd-4th

 

Os 4 melhores colocados em cada semifinal passarão para a final.

 

 

 


40-64 Inscritos (8 Grupos)

 

Os pilotos serão transferidos de acordo com a posição na planilha e não pela colocação na fase anterior. Os 4 melhores colocados passarão para a fase quartas de final.

 

#RIDERS

GRUPOS

1

2

3

4

5

6

7

8

40

5

5

5

5

5

5

5

5

41

6

5

5

5

5

5

5

5

42

6

6

5

5

5

5

5

5

43

6

6

6

5

5

5

5

5

44

6

6

6

6

5

5

5

5

45

6

6

6

6

6

5

5

5

46

6

6

6

6

6

6

5

5

47

6

6

6

6

6

6

6

5

48

6

6

6

6

6

6

6

6

49

7

6

6

6

6

6

6

6

50

7

7

6

6

6

6

6

6

51

7

7

7

6

6

6

6

6

52

7

7

7

7

6

6

6

6

53

7

7

7

7

7

6

6

6

54

7

7

7

7

7

7

6

6

55

7

7

7

7

7

7

7

6

56

7

7

7

7

7

7

7

7

57

8

7

7

7

7

7

7

7

58

8

8

7

7

7

7

7

7

59

8

8

8

7

7

7

7

7

60

8

8

8

8

7

7

7

7

61

8

8

8

8

8

7

7

7

62

8

8

8

8

8

8

7

7

63

8

8

8

8

8

8

8

7

64

8

8

8

8

8

8

8

8

 

 

GRUPO          #Pilotos    QTR1       QTR2           QTR3         QTR4

    1                  5-8              1st-4th                                          ________

    2                  5-8              1st-4th                  ____________           ___ 

    3                  5-8                             1st-4th                                      ___

    4                  5-8                               1st-4th                                     ___

    5                  5-8                                                 1st-4th                  ___

    6                  5-8                                                1st-4th                   ___

    7                  5-8                                                                     1st-4th

    8                  5-8                                                                    1st-4th

 

Os 4 melhores colocados em cada grupo das quartas de final passarão para a fase semifinal

 

QTR   #Pilotos          SEMI 1           SEMI 2

   1           8                   1st-4th                       

   2           8                   1st-4th                                    

   3           8                                       1st-4th

   4           8                                        1st-4th

Os 4 melhores colocados em cada semifinal passarão para a final.


65-79 Inscritos (12 Grupos)

 

 

Os pilotos serão transferidos de acordo com a posição na planilha e não pela colocação na fase anterior. Os 4 melhores colocados passarão para a fase oitavas de final.

#RIDERS

GRUPOS

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

65

6

6

6

6

6

5

5

5

5

5

5

5

66

6

6

6

6

6

6

5

5

5

5

5

5

67

6

6

6

6

6

6

6

5

5

5

5

5

68

6

6

6

6

6

6

6

6

5

5

5

5

69

6

6

6

6

6

6

6

6

6

5

5

5

70

6

6

6

6

6

6

6

6

6

6

5

5

71

6

6

6

6

6

6

6

6

6

6

6

5

72

6

6

6

6

6

6

6

6

6

6

6

6

73

7

6

6

6

6

6

6

6

6

6

6

6

74

7

7

6

6

6

6

6

6

6

6

6

6

75

7

7

7

6

6

6

6

6

6

6

6

6

76

7

7

7

7

6

6

6

6

6

6

6

6

77

7

7

7

7

7

6

6

6

6

6

6

6

78

7

7

7

7

7

7

6

6

6

6

6

6

79

7

7

7

7

7

7

7

6

6

6

6

6

 

 

GRUPO    #Pilotos   1/8 1    1/8 2      1/8 3        1/8  4         1/8  5       1/8 6

    1           6-7            1st-4th                                                                        

    2           6-7            1st-4th                                                                        

    3           6-7                         1st-4th                                                           

    4           6-7                         1st-4th                                                                

    5           6-7                                       1st-4th                                             

    6           5-7                                       1st-4th                                             

    7           5-7                                                      1st-4th                               

    8           5-6                                                      1st-4th                               

    9           5-6                                                                       1nd-4th_           

   10          5-6                                                                       1nd-4th  ______             

   11          5-6                                                                                      1nd-4th

   12          5-6                                                                                      1nd-4th

Os 4 melhores colocados em cada grupo das oitavas de  final passarão para a fase quartas de final

 

GRUPO   #Pilotos    QTR1      QTR2         QTR3         QTR4

    1              8             1st-4th                                      ________

    2             8              1st-2th     3rd-4th                                 ___ 

    3              8                             1st-4th                                  ___

    4              8                                               1st-4th    _________

    5              8                                              1st-2th           3rd-4th

    6             8                                                                  1st-4th

Os 4 melhores colocados em cada grupo das quartas de final passarão para a fase semifinal

 

QTR   #Pilotos          SEMI 1           SEMI 2

   1           6                 1st-4th                         

   2           6                 1st-4th                                      

   3           6                                        1st-4th

   4           6                                        1st-4th

Os 4 melhores colocados em cada semifinal passarão para a final.

 

Em todas as fases deverá estar expostas no quadro de informações os seguintes dados:

          a. O nome e o número da placa do piloto.

          b. O número da corrida  

          c. A fase a ser corrida (8ª, 4ª ,semifinal ou final)

          d. As posições de largada para as baterias.

 

Após a publicação, e a devida conferencia por parte dos pilotos e dirigentes serão aceitas reclamações até 10 minutos após a publicação e divulgada a publicação pelo sistema de som da pista. Após esse tempo não serão aceitas reclamações.

 

 

 


Para acessar o Estatuto da Cbbx clique aqui

Noticias